Nesta terça, 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data foi estabelecida como homenagem à Biblioteca Nacional do Brasil - localizada no Rio de Janeiro e a primeira do país -, que foi fundada exatamente neste dia no ano de 1810.
Com escritores como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Cecília Meireles e muito mais, a literatura brasileira é extremamente rica! E, ao longo dos anos, segue trazendo boas histórias e grandes talentos de diversos segmentos para os leitores - como os novos nomes estão aí para provar. Pensando nisso, para celebrar a data e as escritoras contemporâneas que seguem mantendo a literatura do país viva, convidamos algumas delas para indicarem um livro nacional. Confira a seleção a seguir e aproveite para atualizar sua lista de leitura:
Aline Bei
"Indico o livro Acrobata, da Alice Sant´Anna, pela altura selvagem que cada verso salta do que o outro construiu. Nunca um salto foi tão perigoso e calmo simultaneamente, criando Poemas a partir de um jogo silencioso que se inicia com a observação do cotidiano em suas alturas e distâncias mais ferozes".
Mariana Salomão Carrara
"Sou muito entusiasta do Por Escrito, assim como de todos os romances da Elvira Vigna. Uma prosa veloz e perspicaz, que nos conduz pelos desencontros e separações, tudo no seu delicioso tom cínico e antissentimental. Por Escrito ficou em segundo lugar no Prêmio Oceanos, e eu premiaria a Elvira por cada um dos seus lançamentos.” Luciene Nascimento "Indico PoemAtos e Outras: Inscri(a)ções, da escritora Tallýz Mann. É um livro de poemas tais como nunca vi igual. A autora é Sul baiana, travesti, doutora em Letras, e a obra veio ao mundo pela editora Patuá. Tallýz é um acontecimento para a literatura brasileira, porque une seu conhecimento do cânone linguístico à sua experiência de vida e afirmação na dissidência de gênero para produzir uma escrita poética íntima, de sofisticação e escárnio. Considero um tesouro porque é um encontro que me lembra de forma brilhante como as palavras têm poder. Gosto da literatura que expande e afeta o leitor, e a escrita de Tallýz Mann possui essa habilidade". Lorena Portela "Vou indicar o Melhor Não Contar, da Tatiana Salem Levy. É um livro muito mais abrangente do que parece a princípio. Me pegou pelo pescoço e me deixou grudada na cadeira por quase 4h ininterruptas. O tema do abuso é facilmente identificável por todas nós, mas foi o constante lembrete de que nossos pais e mães são finitos, perdidos e falíveis que me pegou desprevenida. Seguramente uma das melhores leituras deste ano". Nara Vidal "Minha indicação é Ursa Menor. É um livro tesouro da Carla Kinzo, cheio de contos lygianescos que trazem o olhar sobre todas as coisas cansadas e ordinárias, com tempo para capturá-las como se brilhassem unicamente para que autora ou narradora as visse para que fossem escritas com a clareza desconcertante da linguagem simples". Fonte:https://glamour.globo.com/entretenimento/livros/noticia/2024/10/dia-nacional-do-livro-em-comemoracao-a-data-autoras-indicam-um-titulo.ghtml
SINDMINÉRIOS Santos
Sindicato dos Trabalhadores no comércio de Minérios derivados de Petróleo e Combustíveis de Santos e Região Rua Martim Afonso, nº 101, no 3º andar, salas 32, 33 e 34
Centro, em Santos/ São Paulo - Cep 11.010-061
Telefones: (13) 3219-7954 - (13) 98143-7740
Comentarios